O Marketing Sazonal é formado por um conjunto de ações estratégicas elaboradas e executadas especificamente durante as principais datas comemorativas do ano.
Ele tem como objetivo alavancar as vendas nesses períodos especiais.
Desse modo, a sazonalidade está diretamente ligada ao calendário social.
Como consequência, o planejamento de cada campanha é fundamental. Quanto antes você começar, melhores serão os resultados.
Afinal, não podemos mudar a data do Dia dos Pais porque esquecemos de realizar o pedido de um material, certo?
Considerando que as campanhas de Marketing começam meses antes da sazonalidade, a produção de materiais de Merchandising deve começar com quatro meses de antecedência para chegar a tempo aos PDVs.
Principais datas e peças especiais de Marketing Sazonal
O primeiro ponto relevante para o planejamento sazonal é saber quais datas comemorativas são as mais fortes para o segmento de atuação da sua empresa.
Também definir as possibilidades de ofertas relacionadas a cada data.
Para não perder nenhuma oportunidade, separamos as sazonalidades mais relevantes no Brasil, e algumas dicas de peças de Merchandising importantes em cada data.
Fevereiro: Volta às Aulas
A Volta às Aulas influencia diretamente nas vendas de produtos em Papelarias, assim como de Brinquedos, Eletrônicos e Vestuário infanto-juvenil.
O ponto alto dessa sazonalidade acontece no final de fevereiro, época que o comércio volta a aquecer depois das festas de final de ano.
Usar os Stoppers e Totens nesses ambientes é sempre uma boa estratégia para lembrar pais e responsáveis que a está na hora de preparar os estudantes para começar o ano letivo.
É uma oportunidade para realizar vendas cruzadas para os pais e filhos, ofertando boas opções de materiais para escritórios.
Afinal, os setores administrativos também começam a voltar à rotina de trabalho nessa mesma época.
Abril: Páscoa
Fundamental para a indústria de alimentos, a Páscoa é uma época em que os corredores dos mercados são altamente disputados, exigindo estratégias específicas para destacar os produtos.
Uma boa dica é embarcar na magia lúdica da data e pensar em materiais como Adesivos de Chão com as patinhas do coelho guiando o consumidor até o produto.
Já os Wobblers são peças eficientes e informativas, que chamam a atenção dos clientes quando olham para cima.
Maio: Dia das MãesO Dia das Mães é uma das principais datas do calendário do Marketing Sazonal.
Setores como Saúde, Beleza, Vestuário e Eletrônicos aproveitam a oportunidade para direcionar suas campanhas e aumentar as vendas.
É preciso elaborar peças que mostrem o quanto cada produto é único, especial.
Eles precisam parecer e ser o presente certo para a pessoa mais importante de nossas vidas.
Nessa hora, vale a pena investir em Embalagens especiais que agregam valor ao produto, e também em Tags para Cabides e Displays promocionais que ressaltam a marca dentro dos PDVs.
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Junho: Dia dos Namorados
Nessa época, são os casais que vão em busca de produtos para uma comemoração singular.
Como no Dia das Mães, Embalagens encantadoras fazem com que o presente seja mais marcante.
A data também é perfeita para a fidelização de clientes.
Por isso, marcas de Alimentos, Cosméticos e Vestuário, favorecidas pela comemoração, personalizam Urnas nos Pontos de Vendas para sortear prêmios como, por exemplo, uma viagem para o casal.
Agosto: Dia dos Pais
O Dia dos Pais é conhecido pela variedade de possibilidades de vendas para diferentes segmentos: Alimentos, Bebidas, Eletrônicos e Vestuário. Para cada tipo de pai, um presente.
Com isso, as Fitas Cross são eficientes para incentivar que filhos montem kits exclusivos para seus pais, através da compra casada.
Por sua vez, as Molduras de Gôndola e Cavaletes ajudam na ambientação e na identificação dos produtos e promoções pelos clientes.
Outubro: Dia das Crianças
É hora de encantar as crianças e convencer os adultos que vale a pena comprar o seu produto.
Então, além de pensar em peças de Merchandising que valorizem cada item de venda, vale pensar em materiais informativos com formatos atrativos, como o Cubo Promocional e os Totens.
Essa data traz excelentes oportunidades para investir em Marketing de Experiência para conquistar a atenção das crianças, como os Displays Interativos e as Roletas de Prêmios.
Outubro: Outubro Rosa
Marcar presença nessa sazonalidade é cada vez mais importante para o bom posicionamento das marcas.
Mais que a venda de um produto específico, é uma oportunidade para fortalecer o relacionamento com os públicos externo e interno da empresa.
Diferentes Materiais Promocionais ajudam a divulgar ações, conscientizar as consumidoras e também presentear as funcionárias nesse período.
Novembro: Black Friday
A Black Friday se tornou uma das datas mais relevantes para o varejo no Brasil. Antecede o Natal e é uma preparação para as compras de final de ano, com oportunidades de vendas para todas as indústrias.
As possibilidades são muitas: desde Banners e Faixas, para chamar a atenção do consumidor, até Balcões Promocionais para destacar e explicar sobre produtos específicos.
Vale a pena ressaltar os benefícios do produto e fortalecer a promoção.
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Dezembro: Natal
Nunca é demais receber dicas sobre como vender mais no Natal, a principal sazonalidade do ano.
Muitos setores pontuam bem nessa data, especialmente os de Alimentos, Brinquedos, Vestuário, Eletrônicos e Cosméticos.
É preciso pensar em peças de Merchandising que ajudem a criar uma ambientação do PDV relacionada ao Natal.
Materiais como Móbiles decorativos, Precificadores promocionais e Placas de Vendas personalizadas ajudam a criar o clima adequado para sua marca se destacar nessa data tão especial.
Dezembro: Ano Novo
Para chamar a atenção do consumidor, é preciso pensar em campanhas que destacam o produto, passando a mensagem que a época propõe: renovação e esperança de novos tempos.
Crie vitrines atrativas, com materiais como Adesivos para Vidros e Cubos personalizados. A boa comunicação deve estar também nos detalhes!
Esse período é uma grande oportunidade para lançar Clip Strips exclusivos, pensando nas vendas casadas de alimentos para as ceias, acompanhadas de bebidas para o brinde de Ano Novo.
Como planejar peças de Merchandising para ações de Marketing Sazonal
Cabe lembrar que as gráficas recebem um aumento de pedidos nas datas sazonais.
Assim, pedidos de última hora entram no final da fila.
Planeje suas ações o quanto antes e garanta a sincronização de todas as etapas da campanha.
Tanto a fabricação do produto quanto o desenvolvimento de embalagens e peças para Merchandising nos PDVs, devem estar alinhados dentro do plano de execução.
A antecipação do planejamento oferece tempo para pesquisar materiais de qualidade e parceiros responsáveis, permitindo organizar a logística promocional da melhor forma.
Alinhar o Merchandising à estratégia de Marketing Sazonal é um modo de evidenciar seus produtos e chamar a atenção dos consumidores.
Conte com a nossa experiência para aproveitas as melhores oportunidades do ano!
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