Ao contribuírem para chamar a atenção do consumidor e, assim, aumentarem as vendas, os materiais gráficos são fundamentais para o sucesso das campanhas de Visual Merchandising nos Pontos de Vendas.
Eles agregam valor ao produto, ajudam a gerar conexão com os clientes e a fortalecer a presença da marca.
Por isso, as peças de Merchandising devem ser feitas de forma personalizada, com materiais que atendam às especificidades da empresa, valorizam a sua essência e respeitam seu padrão visual.
Para ajudar você a entender melhor sobre o processo de criação de materiais de Merchandising, desenvolvemos este artigo especial sobre o assunto. Confira:
5 etapas para a produção de materiais gráficos excelentes
1. Briefing detalhado
Tudo começa com um briefing bem detalhado, contendo tudo sobre o projeto. É ele que guia a produção gráfica e garante que os objetivos sejam alcançados.
Ele deve ser claro e objetivo, mas deixar espaços para adaptações, pois, muitas vezes, para alcançar o desejado é necessário ajustar alguns pontos e modificar algumas ideias.
No briefing, existem alguns pontos importantes a serem descritos:
- Objetivos: indicar se a peça de merchandising se relaciona com algum produto ou campanha específica. Por exemplo, se está associada a um lançamento ou apenas visa fornecer informações ao consumidor. São os objetivos que definem o tipo de Produto Gráfico e outros detalhes pertinentes a ele.
- Design: o design é a parte criativa, que deve ser desenvolvida considerando o objetivo da peça. No caso de materiais como Display para Merchandising, considere também as características dos produtos expostos.
- Efeitos gráficos: podem se relacionar a diferentes estratégias de Marketing Sensorial e devem ser previstos desde o início. Para alcançá-los são usadas técnicas complementares de produção gráfica.
- Local de instalação: os materiais para Comunicação Visual nas ruas ou em PDVs sofrem desgastes específicos. Portanto, saber o local exato de instalação é fundamental para a fabricação de produtos duráveis.
- Quantidade: a quantidade a ser produzida precisa constar no briefing, pois interfere diretamente no orçamento e também na Logística Promocional. Além disso, essa informação é primordial para que a gráfica parceira consiga estabelecer uma boa gestão de matéria-prima, evitando atraso na produção.
2. Definição dos substratos dos materiais gráficos
Com o briefing em mãos, é hora de pensar em tirar as ideias do papel. A escolha dos substratos ideais faz parte do processo.
Cada tipo de matéria-prima oferece benefícios específicos e responde de maneira diferente quando exposta ao sol ou à umidade.
Já as diversas densidades e espessuras dos substratos rígidos, se relacionam com a flexibilidade estrutural e também com o peso dos materiais.
Outro ponto a ser pensado é a engenharia de instalação, que oferece segurança e estabilidade na positivação e permite a melhor fixação, seja ela definitiva ou não.
3.Preparações de arquivos e formatos
Usar o formato de arquivo correto pode parecer um detalhe, mas de fato é muito importante para o resultado da impressão gráfica.
Desde o início, o ideal é desenvolver a criação em um programa que permita salvar os documentos nos principais formatos exigidos.
Isso evita o retrabalho e também que alguma informação se perca na hora de converter documentos, garantindo que o layout não seja alterado.
Já observar a escala de cores usada na hora de criar o projeto garante que o padrão visual da marca seja respeitado.
Caso esteja prevista alguma imagem ou foto, é importante que o arquivo proteja sua qualidade. Isso porque a nitidez apresentada na tela do computador nem sempre é a mesma na hora da impressão.
4. Definição das técnicas de impressão
E por falar em impressão, esta é outra fase primordial para garantir materiais gráficos para PDV surpreendentes.
Hoje, existem diferentes tecnologias de impressão disponíveis, cada qual com sua particularidade e vantagens:
- Serigrafia: recomendada para altas tiragens, possui excelente custo-benefício.
- OffSet UV: oferece alta versatilidade para a produção, além de garantir excelentes imagens.
- Impressão Digital: é indicada principalmente para tiragens menores, com prazos pequenos para a produção e com alta performance, podendo ser usada em diversos tipos de substratos.
Além da tecnologia de impressão, o uso de tintas reconhecidas é fundamental para se alcançar os resultados desejados.
Para conferir se tudo está conforme o esperado, solicite sempre à gráfica parceira uma prova física da peça.
5. Distribuição e positivação
As últimas fases ocorrem com o material já produzido, e devem ser planejadas em conjunto com todas as outras etapas.
A distribuição considera os prazos e a cubagem de cada material, para que todas as regiões mapeadas recebam o material sem avarias, e nas datas certas.
Na positivação as peças ganham utilidade. A instalação é realizada pelos Promotores de Vendas e deve seguir as instruções exatas, mantendo a excelência do produto.
Seriana: sua parceira na produção de materiais gráficos de qualidade
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