O Merchandising de produto desempenha um papel fundamental no sucesso de vendas. Principalmente em cenários promissores como o segundo semestre do ano, que chega cheio de datas sazonais importantes para o comércio.
Segundo o IBGE, no primeiro trimestre de 2024 o varejo operou 5,7% acima do patamar pré-pandemia e 0,8% acima do seu recorde, em outubro de 2020.
Entre os principais motivos desses índices positivos, destacam-se: maiores vendas de alimentos; mais pessoas trabalhando; salários e rendas mais altos; além de crédito mais acessível.
Com peças de Merchandising de qualidade é possível atrair a atenção dos consumidores e dar destaque para lançamentos, promoções e mensagens-chave, melhorando a experiência de compra do cliente e potencializando a relação cliente-marca.
Pensando nisso, neste artigo trouxemos dicas para que sua empresa comece a planejar ações de Merchandising e aproveitar as oportunidades do mercado para vender mais.
O que é Merchandising de produto?
É um conjunto de técnicas usadas para reforçar a imagem da marca, melhorar a experiência de compra dos clientes e aumentar as vendas.
Sempre com foco no produto, seja na embalagem, no posicionamento na gôndola, nas peças gráficas de apoio ou nas experiências sensoriais possíveis, como degustação, aroma e tato.
Táticas de Merchandising de produto para vender mais
Veja algumas técnicas eficazes para exemplificar como esta estratégia pode ser usada em diferentes setores, Pontos de Venda e datas sazonais importantes:
- Cross Merchandising: é quando itens diferentes entre si são posicionados um ao lado do outro para incentivar a venda complementar.
- Degustação de produtos: a experimentação e a demonstração são excelentes formas de aproximar os consumidores do produto.
- Peças gráficas: fazem toda a diferença no Merchandising de produto, pois ajudam a dar mais destaque ao item exposto.
Qual é a importância do Merchandising de produto?
Uma das vantagens do segundo semestre do ano são as datas sazonais que ele traz, como Natal e Black Friday.
Por causa das promoções, dos descontos e dos brindes, nessas datas as pessoas estão mais dispostas a comprar.
Sendo assim, estratégias bem executadas destacam as promoções e os lançamentos, potencializando o crescimento das vendas.
Por isso, peças gráficas de qualidade ajudam a despertar o interesse dos consumidores pelos produtos, aumentando o engajamento e diferenciando a marca entre a concorrência.
Tudo isso ajuda a fortalecer o relacionamento com o cliente e, consequentemente, resulta em aumento das vendas.
5 peças gráficas de Merchandising de produto para se destacar no PDV
Esses materiais de Merchandising podem contribuir para sua marca alcançar as metas de vendas do segundo semestre. Aproveite as dicas para incluir essas peças no seu planejamento.
Balcão Promocional | Funciona muito bem para ações de experimentação e apresentação de lançamentos ou de itens com desconto. Contribui muito para o trabalho dos promotores no Ponto de Venda. As principais características do Balcão Promocional são leveza, praticidade e resistência. Ele é fácil de transportar, o que permite ser usado nos diferentes PDVs em que a marca está presente. |
Pelo custo-benefício e facilidade de produção, o Banner em Lona é excelente opção para campanhas sazonais. É fácil de transportar e instalar em diferentes locais. Devido ao tamanho da área disponível para impressão, é possível transmitir informações específicas e importantes. Use mensagens persuasivas e objetivas para causar impacto positivo nos clientes. | Banner em Lona |
Régua de Gôndola | Essa peça é essencial para o Merchandising de produto. Especialmente em PDVs onde itens concorrentes ficam dispostos lado a lado, como supermercados, farmácias, pet shops e lojas de conveniência. Use facas com recortes especiais para chamar a atenção do consumidor. |
Os Displays Cross são muito eficientes para destacar itens de alta rotatividade nas datas sazonais em que há aumento nas vendas. É uma peça que merece ser personalizada com as cores e a marca de sua empresa, podendo ser produzida em diferentes tamanhos e formatos. Além de expor bem os produtos, ajuda a armazená-los com estética e segurança nos PDVs lotados. | Display Cross |
Placa de Venda | Com alto impacto, Placas ajudam a comunicar, segmentar e orientar o fluxo de compra no Ponto de Venda, guiando o cliente até a sua marca. Além disso, podem ser usadas na ambientação dos PDVs da marca, destacando descontos e promoções. Ambas as formas de utilização ajudam a melhorar a experiência de compra dos clientes. |
Faça seus orçamentos de peças para Merchandising de produto com a Seriana
Para garantir que as suas peças de Merchandising de produto cumpram os objetivos do segundo semestre, é fundamental contar com um parceiro de qualidade e experiência no assunto.
Com 45 anos de atuação no mercado e especializada em produzir peças de Merchandising para Pontos de Venda, a Seriana possui um time de consultores pronto para ajudar você a desenvolver os melhores materiais gráficos para a sua marca.
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