PDV atrativo: 5 dicas para vender mais no final do ano

Vender mais no final do ano é uma meta desejada por todos os fabricantes e comerciantes.

Historicamente, o Natal é a data mais forte do comércio brasileiro. E agora, há alguns anos, a Black Friday também vem pontuando bem nos índices de vendas.

Chegar ao mês de Novembro com campanhas bem estruturadas nas lojas é um esforço natural das áreas de Trade Marketing para atrair o Shopper.

Na corrida pelas vendas, ganha quem comunica melhor o benefício que está sendo oferecido. E se destacam aqueles que proporcionam ao cliente as melhores experiências de compra.

Os Pontos de Venda físicos ainda representam a maior parcela das vendas realizadas no final do ano.

As lojas se fortalecem cada vez mais como locais de descoberta, experiência e satisfação.

Mesmo com as vendas multicanal, o PDV físico continua sendo o local de preferência para consolidar as compras.

A chance de tocar, experimentar e interagir com os produtos tem um lugar especial na experiência do consumidor.

Assim, a junção do “digital” com as lojas físicas não pode ser ignorada. Uma combinação perfeita para estimular e satisfazer.

Criamos este novo artigo para que você tenha insights capazes de potencializar o seu planejamento para vender mais no final do ano.

Confira as nossas 5 dicas para vender mais no final do ano

1- Crie experiências complementares

A primeira dica é exatamente sobre proporcionar experiências completas, e complementares, aos seus compradores.

O período que contempla a Black Friday e o Natal é o mais importante para aplicar os conhecimentos adquiridos sobre os novos hábitos de compra.

Ofereça ao cliente estímulos multicanais como forma de prolongar o contato. Códigos promocionais, frete grátis e benefícios vinculados a aplicativos e canais digitais serão muito bem recebidos pelo consumidor.

Promoções exclusivas são instrumentos valiosos para relacionamentos de fidelidade. Elas garantem que o cliente permaneça cativo entre o contato online e o caminho até o PDV.

Aposte na comunicação próxima e personalizada tanto fora quanto dentro da loja. Use dados adquiridos, como nome, idade e compras anteriores, para acertar na oferta.

Aquele código especial, vinculado a um CPF ou CNPJ específicos, tem muito mais valor do que a promoção “válida para todos”.

Peça ao seu cliente para levar este Código até a loja mais próxima em troca do benefício.

2- Aposte no Merchandising de Sedução

No PDV, ofereça “algo a mais” ao cliente. A presença dele no ambiente físico deverá ser aproveitada ao máximo para vender mais no final do ano.

Crie áreas de alimentação, recreação, trabalho e conveniência para aumentar as chances de o consumidor passar mais tempo na loja.

Ambientes atraentes também envolvem a boa localização do produto. E as estratégias de sedução incluem cores, cheiros, sons, degustações e recursos visuais em todo o PDV.

Além da boa exposição dos produtos, permita que os consumidores possam tocar, experimentar e sentir o que é comercializado nas lojas.

Então, para criar estímulos adequados ao perfil do seu público, agregue produtos afins que este cliente tem o hábito de consumir.

Por exemplo: se a sua empresa vende bebidas, que tal oferecer degustações associadas a jogos? Ganhar um copo terá valor especial se o consumidor “lutar” por aquilo.

Use a interatividade para envolver o cliente: quanto mais sentidos você explorar, melhor deverá ser o resultado em termos de vendas.

Use música ambiente e aromas que possam ser espalhados pelo espaço. Explore todos os estímulos sensoriais possíveis em seu PDV.

3- Merchandising Visual impecável 

Para vender mais no final do ano é importante avaliar se os espaços da loja estão prontos para receber as campanhas sazonais.

Fachadas e vitrines deverão estar atraentes aos olhos do consumidor. Dentro da loja, é importante que nos corredores e galerias sejam destacados os novos Totens, Stoppers, Displays e outros materiais de merchandising.

Todos os espaços deverão ser adequados para que a experiência seja harmoniosa, prática e satisfatória. Isso significa mudar a rotina para receber as sazonalidades e encantar o consumidor.

O Visual Merchandising existe para facilitar a vida do seu cliente, e a acessibilidade é uma das questões mais importantes nesse quesito.

Aplicar no PDV conceitos de arquitetura e design de interiores certamente irá garantir o acesso fácil, o fluxo natural de pessoas e a visualização atrativa dos produtos.

Pode ser que seja necessário fazer uma alteração temporária de layout no Ponto de Venda, para proporcionar tranquilidade e prazer ao cliente.

Vale a pena reorganizar móveis, prateleiras e mostruários para que o consumidor possa localizar com facilidade os itens que deseja, sem obstáculos.

Colocar em evidência marcas com imagens impactantes e bem estruturadas também faz parte das estratégias para vender mais no final do ano.

Isto é mais do que certo: empresas que desenvolvem campanhas interessantes e visualmente atrativas tendem a conquistar os melhores espaços e vender mais nesse período.

Confira alguns novos materiais de merchandising para PDV produzidos pela Seriana:

 

Aproveite para ler sobre “O sentido da visão na experiência de compra no PDV”.


4- Organize e planeje o estoque

Prepare o estoque de forma a não faltar nenhum item dos que normalmente são ofertados no PDV. Atenda sempre às expectativas positivas do cliente.

Da mesma forma, sobrecarregar os lojistas com áreas de armazenamento desnecessárias não ajuda em nada.

Por isso, analise com cuidado os dados dos anos anteriores para não errar. Se você é fabricante, tenha um mapa das lojas com maior saída para programar com acerto a distribuição.

Evite remessas excessivas, difíceis de serem vendidas. Assim, tanto a sua empresa quanto os lojistas terão menos dores de cabeça.

Para que o Ponto de Venda possa gerir o estoque com precisão, sem encalhes ou perdas, também é fundamental fornecer dados precisos sobre os produtos.

Hoje em dia, a alimentação de ferramentas de automação comercial, como os ERPs, é imprescindível para controlar o fluxo dos produtos e as vendas.

Para vender mais no final do ano, certamente é fundamental estar conectado às demandas dos Pontos de Venda, tanto quanto às dos consumidores.

Conecte-se com os setores de compras a fim de contribuir com indicações mais precisas sobre a performance de cada produto.

5- Contribua para a boa performance das equipes de vendas

Todos sabemos como ficam povoados os espaços físicos no fim do ano. Pense nessas condições para ajudar a arquitetar um atendimento ágil ao consumidor.

Se a sua empresa vai enviar promotores de venda para somar esforços nas lojas, capacite o grupo para respeitar os sistemas e processos de cada PDV.

Busque reforçar o time com antecedência. Contratar colaboradores em cima da hora pode comprometer a produtividade.

Então, determine metas e estimule sua equipe a alcançá-las.

Dê a seus colaboradores a chance de estudar escalas de horários e revezamentos no trabalho, de forma que nenhum deles fique sobrecarregado.

Certeza: uma equipe menos estressada e mais sintonizada entre si consegue entregar resultados melhores.

Da mesma forma, as peças gráficas de Merchandising no PDV devem ser pensadas para facilitar o recebimento e a montagem nas lojas.

Ao optar por peças fabricadas com materiais mais resistentes e fáceis de montar, você estará zelando também pela boa performance das equipes de vendas.

Gostou das nossas 5 dicas para vender mais no final do ano? Tem alguma outra observação a fazer? Este espaço está aberto ao diálogo. Deixe o seu comentário, teremos prazer em responder.

Aproveite para visitar nosso Site e conhecer nossa linha completa de produtos. Faça contato com um de nossos consultores: (31) 97157-3003

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