O principal objetivo da positivação de PDV é assegurar uma boa presença de marca, destacar os produtos e proporcionar ao consumidor uma ótima experiência de compra.
Em relação às estratégias de Comunicação Visual, a positivação garante a distribuição e a padronização da instalação de peças de Merchandising em diferentes Pontos de Vendas.
Cuidar para que ela ocorra de maneira correta é importante para os resultados das campanhas e ações de Marketing, pois evita que os materiais sejam dispostos de maneira errada ou em locais inadequados.
Para tanto, a positivação no PDV segue uma série de métodos e práticas que certificam que o planejado seja cumprido e mantido.
Sua operação envolve diversas etapas e pessoas, para que no final cada peça cumpra bem a sua função.
5 Dicas para uma positivação de PDV eficiente
A instalação das peças pode ser executada pela equipe de Trade Marketing, pelos promotores de vendas, pelo próprio varejista ou por terceiros.
O importante é que o processo aconteça baseado nas estratégias de Merchandising e contribua para que a marca reforce sua presença no PDV.
Abaixo, separamos 5 dicas para que a positivação no PDV alcance os melhores resultados.
1. Atenção à logística promocional
A logística promocional planeja e executa os serviços de transporte, administração, operacionalização de armazenagem e distribuição das peças. Sem ela não existe a positivação, já que é seu planejamento que faz os materiais chegarem com segurança aos PDVs.
Então, trabalhar para que a logística aconteça sem erros é o primeiro passo para garantir a melhor positivação no PDV.
Nesse sentido, é importante observar a cubagem, o modo de empacotar as peças e a localização geográfica dos PDVs, para que os materiais cheguem ao seu destino no tempo certo e com a qualidade esperada.
2. Qualidade e praticidade das peças de Merchandising
Uma positivação eficiente está diretamente ligada à qualidade das peças de Merchandising. Além de serem resistentes, elas precisam ser práticas e fáceis de instalar.
Nesse sentido, a escolha dos substratos adequados é fundamental para uma instalação segura.
Não esqueça de planejar os mecanismos de instalação dos materiais, para que as peças de Merchandising não sofram avarias durante o uso.
Ao receber as peças é necessário conferir a quantidade, se todas estão conforme o desejado, bem como se os sistemas de instalação estão corretos.
Além disso, a positivação deve garantir que os clientes consigam interagir com o produto de maneira fácil, intuitiva, natural.
No momento de fixação o ideal é testar o funcionamento do material, vivenciando a experiência de consumo que o cliente terá.
3. Observe as regiões do Ponto de Venda
Para aproveitar o melhor das zonas quentes e frias, é importante cuidar da boa iluminação do PDV.
Áreas mal iluminadas afastam as pessoas e prejudicam as vendas dos produtos. Esse ponto sensível é sempre observado no momento da positivação.
Ao perceber essa falha, o promotor de vendas deve entrar em contato com o comerciante para buscar uma solução que beneficiará a todos.
4. Analise as diferenças entre os PDVs
Devemos olhar tanto para as características dos Pontos de Vendas em que seus produtos são comercializados, quanto para o comportamento do consumidor em cada um deles.
Nesse contexto, os indicadores de Trade Marketing são ferramentas que auxiliam na hora de observar e analisar os resultados em cada região comercial.
Com isso, é possível ajustar estratégias e otimizar ainda mais a positivação, adaptando as peças para a realidade de cada PDV.
5. Promotores treinados e engajados
Os promotores de vendas são essenciais para que a positivação de PDV aconteça conforme o planejado pela equipe de Marketing.
Portanto, eles precisam receber treinamentos constantes e estarem sempre familiarizados com o produto e com os materiais de Merchandising.
A presença deles nos Pontos de Vendas reforça a comunicação e interação com os consumidores, indispensável para o sucesso das vendas.
Os promotores de vendas são os responsáveis por defender a posição dos produtos no layout e no espaço combinado com o lojista, assegurando o abastecimento das prateleiras e mantendo itens alinhados e expostos da maneira mais atraente possível.
Além disso, os promotores possuem uma atuação estratégica, pois conseguem capturar informações relativas aos feedbacks dos clientes e também em relação à operacionalidade do PDV.
Benefícios da positivação do PDV bem realizada
Além da manutenção da qualidade e durabilidade dos materiais, os benefícios da positivação eficiente se refletem nos resultados das vendas.
Confira as principais vantagens da positivação nos PDVs:
- Economia de recursos: quando instalados da maneira correta, os materiais duram mais tempo.
- ROI positivo: a eficiência e benefícios das peças de Merchandising são inquestionáveis, principalmente quando são colocadas no lugar certo e de maneira correta.
- Fortalecimento do relacionamento: as estratégias de Comunicação Visual servem para impactar o consumidor de maneira positiva, fortalecendo o relacionamento entre ele e a marca. Nesse contexto, é fundamental que seja feita uma apresentação de produtos impactante.
- Presença de marca: a positivação é um recurso essencial para que as peças de Merchandising ressaltem e reforcem a presença da marca nos Pontos de Vendas.
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