O processo gráfico de qualidade tem 5 etapas principais, que vão da idealização de uma campanha de Merchandising à concretização das peças gráficas planejadas.
A produção gráfica tem uma série de métodos e tecnologias específicos, e entender esse mecanismo facilita a criação de materiais criativos e atraentes.
Quando marca, agência de Marketing e gráfica estão alinhados quanto aos objetivos traçados e caminhos escolhidos, os resultados alcançam o sucesso esperado.
Preparamos este artigo para explicar sobre como manter esse alinhamento em todo o processo, evitando ruídos desnecessários e garantindo uma entrega de qualidade e excelência.
Acompanhe para saber mais!
Afinal, o que é processo gráfico?
É o processo que resulta na produção de peças gráficas.
Aqui, consideramos cada uma das etapas desse processo, porque sabemos que todas são importantes para o desenvolvimento e manutenção das peças de Merchandising.
Então, desde a solicitação da demanda até a positivação, é preciso estar atento a cada detalhe.
Assim, é possível alcançar o alto padrão de qualidade na produção para ser fiel ao design original e garantir durabilidade às peças.
Por que é importante conhecer cada etapa do processo gráfico?
Além de evitar retrabalho e prejuízo, o conhecimento geral sobre o processo de produção de materiais de Merchandising tem uma série de vantagens. Entre elas:
- Comunicação efetiva com fornecedores: ao conhecer todas as possibilidades gráficas, fica mais fácil expressar as necessidades e expectativas de forma clara e precisa, usando os termos técnicos corretos.
- Conhecimento de prazos de execução: para evitar custos extras relacionados a prazos urgentes ou correções de última hora.
- Maior capacidade de negociação: saber identificar processos e tecnologias de impressão otimiza os custos e o tempo de produção e, assim, é possível comparar diferentes propostas.
- Decisões estratégicas: escolher a tecnologia de impressão adequada, considerando os impactos de custo, produção e qualidade, além de acertar nas escolhas de cores e acabamentos.
- Contribuir com a qualidade da produção: ao preparar adequadamente os arquivos, aprovar a prova de impressão, escolher a tecnologia e monitorar a instalação, por exemplo.
As principais etapas do processo gráfico
Você não precisa ser especialista no processo gráfico para garantir que as peças de Merchandising sejam desenvolvidas conforme o planejado.
Nesse contexto, é importante contar com fornecedores parceiros que “joguem junto” e estejam dispostos a encontrar as melhores soluções para sua campanha e estratégia de comunicação.
Reconhecer o papel importante de cada uma das etapas da produção é essencial para manter a boa comunicação e o alinhamento entre a empresa e o (s) fornecedor (es).
Então, agora falaremos mais sobre as principais etapas desse processo. Confira:
Apresentação da demanda e briefing
Tudo começa com a solicitação da demanda.
É aqui que serão definidas e alinhadas as expectativas da campanha.
O que, por que, quando, como… são algumas perguntas básicas que devem ser respondidas para que uma gráfica possa criar uma boa proposta de produção.
O conhecimento, nessa etapa, fará com que esse briefing seja apresentado da forma mais clara e técnica possível, em relação ao uso do material, cores, acabamento e nitidez, entre outros detalhes.
A gráfica contratada também pode contribuir com questionamentos que ajudem a complementar o briefing, explicando as especificações e diferenças entre os substratos para impressão, por exemplo.
Pré-impressão
Demanda solicitada: é hora de enviar os arquivos para a gráfica.
Em alguns casos, é preciso “fechar” o arquivo de uma maneira específica a fim de garantir o resultado esperado para as peças de Merchandising.
Saber sobre os diferentes formatos de arquivo evita retrabalho e perda de tempo.
Isso porque elimina a necessidade de retornar os documentos para que a empresa ou agência criadora das artes realizem os ajustes necessários.
Impressão teste e boneco
Mesmo quando o envio do arquivo é feito de forma correta, é muito importante fazer uma impressão teste ou montar um boneco.
O boneco é muito usado quando a peça tem cortes, acabamentos e montagens específicas, caso das Embalagens, por exemplo.
Além de garantir a qualidade, essa etapa é quando o cliente deve aprovar cores, formatos, contrastes, texturas, e outros detalhes.
Impressão
O conhecimento sobre o processo gráfico também contribui com decisões sobre a etapa de impressão em si.
Um exemplo é a escolha das melhores tecnologias, que podem ser complementares. Algumas delas são:
- Serigrafia: recomendada para altas tiragens, principalmente pelo custo-benefício.
- Offset UV: a mais sustentável entre as tecnologias de impressão, muito escolhida pela versatilidade em aplicação de substratos e qualidade de imagem.
- Impressão digital: recomendada para trabalhos com tiragens pequenas e que exigem prazos curtos de produção.
Para decidir, além de conhecer suas características, é importante definir qual é a sua prioridade de acordo com os objetivos de comunicação nos Pontos de Venda.
Acabamento
Em geral, o processo gráfico não acaba quando uma peça sai da máquina.
A finalização é dada com o acabamento, que garante durabilidade e sofisticação estética para os materiais de Merchandising.
Saber as possibilidades das facas especiais contribui com uma criação diferenciada e complexa, oferecendo peças inovadoras e eficientes para a sua campanha.
Os principais acabamentos gráficos são: laminação, verniz, corte e vinco, faca especial, hot stamping, bordas arredondadas, relevo e refile.
Cubagem
Processo gráfico finalizado! Mas ainda há um caminho até a positivação.
A cubagem é o cálculo usado para definir o espaço que a mercadoria ocupa dentro do transporte. É importante para garantir a otimização e o cuidado necessário com as peças de Merchandising produzidas.
Apesar de não fazer parte da produção gráfica em si, é um processo fundamental dentro da logística de produção.
Garanta a qualidade no processo gráfico
Contar com uma gráfica especializada na produção gráfica de peças de Merchandising é fundamental para garantir resultados positivos na sua campanha de Merchandising.
Com 45 anos de mercado e de experiência acumulada atendendo clientes em todo o Brasil, a Seriana tem um time de especialistas pronto para contribuir, do briefing ao acabamento, com a qualidade das impressões personalizadas com a marca e as cores de sua empresa.
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