Impressão em plástico para produzir peças ecológicas de Merchandising

Por proporcionar impacto visual imediato e oferecer alta resistência e durabilidade, a impressão em plástico é uma das fortes aliadas das campanhas em Pontos de Venda. 

Impacto visual, resistência, durabilidade. Essas são três das qualidades mais valorizadas para materiais de Merchandising com uso prolongado, que precisam ficar expostos por três meses ou mais. 

Outra grande vantagem: os plásticos usados para impressão são recicláveis 

São dois pontos muito positivos: 1) Você garante qualidade às peças criadas para sua empresa; 2) Contribui com o meio-ambiente ao usar materiais que podem ser reciclados. 
 

Precisamos reciclar para proteger o meio-ambiente

Das 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos produzidos por ano, 17% são plásticos. Dados da WWF Brasil. 

Em 2019 foram geradas 11,3 milhões de toneladas de plástico. 145 mil foram recicladas em território nacional, o que representa apenas 1,3% do total.  

Pontuação fraca, já que a média de reciclagem de plásticos no mundo é de 9%.  

Melhorar esses números depende de que as empresas façam um esforço a mais para a destinação correta dos resíduos recicláveis.  

As possibilidades são muitas! 

O plástico reciclado pode ser transformado em muitos produtos 

O plástico PET (Politereftalato de Etileno) pode virar fibra para carpete, tecido, vassoura, embalagem de produtos de limpeza, entre outros acessórios.  

O PVC pode ser transformado em mangueira para jardim, tubulação de esgoto, cones de tráfego e cabos.  

O PS reciclado pode virar placa para isolamento térmico, acessórios para escritório, bandejas e outros produtos. 

O PP também tem várias utilidades: caixas e cabos para bateria de carro, vassouras, escovas, funil para óleo, caixas e bandejas. 

De acordo com um estudo encomendado pelo Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (o PICPlast), realizado pela MaxiQuim, o uso do plástico reciclado é diverso: 

  • 8% é utilizado pela indústria de Higiene Pessoal e Limpeza Doméstica; 
  • 9% no segmento de vestuário e têxtil; 
  • 9% em utilidades domésticas; 
  • 10% no segmento de Bebidas (somente o PET tem regulação válida da ANVISA para contato com alimentos e bebidas); 
  • 13% na Construção Civil.
     

Formas de separar e reciclar plásticos

O ciclo de reciclagem do plástico é composto por três etapas:

1) Coleta e separação dos materiais

Para que cheguem até uma unidade de Revalorização, depende das pessoas que descartam e também daquelas que coletam

2) Revalorização dos materiais

Acontece quando o material separado passa por um processo mecânico, químico ou energético e é transformado em matéria-prima.

3) Transformação dos materiais

Transformado em matéria-prima, o material gera um novo produto. 


Processos de Revalorização de plásticos descartados
 

Cada um deles gera diferentes tipos de matérias-primas e produtos: 

1) Reciclagem Mecânica

É o método mais comum. Consiste em transformar plásticos em pequenos grânulos que, em seguida, podem ser utilizados para fabricar peças de automóveis, sacos de lixo, pisos, entre outros.   

2) Reciclagem Química

Consiste em reprocessar os plásticos, para então transformá-los em petroquímicos básicos. Eles se tornam líquidos, gerando matéria prima idêntica à original, sem contaminação. Por isso, pode ser usado como base para qualquer novo produto.  

3) Reciclagem Energética

Através da incineração, é feita a reciclagem dos plásticos por meio de sua transformação em energia térmica e elétrica. Permite também que os plásticos sejam aproveitados como combustível.  

 

Como definir o melhor material para impressão em plástico  

Para definir o melhor material para a impressão , é interessante avaliar três condições: o tempo de uso, o ambiente em que será exposto e o projeto de fixação.  

Chamado de substrato rígido, o plástico é uma ótima matéria-prima para a produção de materiais de Merchandising em campanhas de longo prazo.  

Atenção: para proporcionar o melhor resultado nas impressões, é importante escolher o material adequado às características de cada ambiente.

 

Em ambientes úmidos, como freezers e geladeiras, os substratos mais indicados são:

  • Polipropileno (PP): impermeável, resistente a produtos químicos e à solda em superfícies, proporciona encaixes e conexões firmes e seguras.  
  • Polionda: flexível, impermeável, próprio para impedir a formação de corpos estranhos, o que o torna higiênico, com facilidade em cortes eletrônicos.  
  • Poliestireno (PS): impermeável, mas com baixa resistência a calor. Tem preço acessível e também pode ser encontrado como Poliestireno de Alto Impacto (PSAI), que é mais forte, opaco e pode ser produzido em diferentes cores. 
  • Acrílico ou PVC Vinil: possuem alta durabilidade e boa resistência à umidade. 


Para ambientes com exposição ao sol e à chuva, como estacionamentos, fachadas ou vias de acesso, os substratos mais indicados para impressão em plástico são:
 

  • Polipropileno (PP): apresenta sistemas de estabilização pensadas justamente para impedir desgastes forçados por ações do clima. 
  • Plastionda: resistente a dobras e impactos, aos raios UV e a agentes químicos, além de ser econômica e durável.  


Em ambientes com incidência de calor, como restaurantes, churrascarias e áreas industriais, são esses os materiais mais indicados:

  • Polipropileno (PP) Termo Estabilizado: são destinados especialmente para essas aplicações, diferentemente do Polipropileno cru.  
  • PVC: tem o menor risco de incêndio.  
  • Poliéster (PET): é resistente ao calor e pode ser encontrado nas versões branco fosco ou brilhante, holográfico, aço escovado, transparente prata ou ouro. 
  • Acrílico: é versátil, leve e resistente ao calor e ao impacto.  

Depois de decidir em qual material irá fazer as impressões de Merchandising, também é importante saber qual é o tipo de impressão que vai garantir o melhor resultado para a sua campanha, de acordo com as características de cada opção.  


As formas de impressão mais comuns nos plásticos são:

impressão em plastico 

Offset 

Devido à capacidade e ao custo-benefício, é ideal para produção em grande escala. 

Nela, uma grande impressora com cilindros distribui a tinta em uma chapa metálica, que é prensada contra o tipo de plástico escolhido.

A impressão é rápida, eficiente e garante boa qualidade em diferentes tipos e gramaturas de plástico.

impressão em plastico

Impressão Digital 

É feita diretamente no plástico de forma eletrônica. Através do processo a laser, usa-se um arquivo digitalizado como matriz.

As vantagens são maiores quando a tiragem é menor. 

O tempo de execução é rápido.  

impressão em plastico

Serigrafia 

Neste processo, a impressão é feita a partir da transmissão da tinta por meio de uma tela de seda ou náilon.

Uma das maiores vantagens é a variedade de substratos, com espessuras, tamanhos e texturas que possibilitam a impressão.


Peças ecológicas de Merchandising
 

Comparando a variedade de substratos com as possibilidades de técnicas de impressão, já deu para perceber que as opções de impressão em plástico são muitas, não é? 

Para ajudar você a escolher as melhores peças para a sua campanha de Merchandising, separamos alguns exemplos de formatos muito usados pelos clientes da Seriana. Vamos lá?

impressão em plasticoBalcão Promocional

 São práticos, leves e resistentes. Podem ser usados para apresentar um produto, promover degustações e distribuir brindes.

 É indicada a produção em Poliestireno (PS), com impressão em Offset, Digital ou Serigrafia.  
Cavaletes Promocionais

Usados do lado de fora dos estabelecimentos para indicar preços, promoções, campanhas e demais informações que convidam o consumidor a entrar e conhecer a loja.

 Por sofrerem impactos climáticos externos, o material mais indicado para produção é o Polipropileno.   
impressão em plastico
Cubo e Móbile

O cubo é leve, prático e pode ser colocado em diferentes ambientes. Com a inclusão de um fio de nylon, pode ser transformado em um atraente móbile.

Permite personalização em todas as suas faces, aumentando a área para visibilidade dos clientes. 

PVC, Polietileno e Poliestireno são os materiais mais indicados para produção.   
Display de Produtos

Podem ser usados como expositores, take one, de chão, de balcão ou de parede. 

Cada um deles tem uma função diferente. A melhor escolha depende do objetivo da sua campanha ou peça de Merchandising. 

O plástico garante a durabilidade e a proteção da peça em relação ao manuseio frequente e a possíveis impactos nos PDVs.  
impressão em plastico

 

Entre em contato com a Seriana para fazer a sua impressão em plástico! 

A Seriana aplica tecnologias de ponta em impressão em plástico transparente. Conseguimos alcançar resultados surpreendentes em relação a projetos que exigem técnicas especiais complementares.  

Oferecemos à sua empresa um moderno parque gráfico, com opções de impressão em Offset, Digital e Serigrafia.  

E mais: experiência de mercado, variedade de materiais, versatilidade e qualidade de impressão à sua disposição.  

Para saber mais, solicite um orçamento por ligação: (31) 97157-3003 ou (31) 3279-8200, em Minas Gerais ou (11) 97280-4254 em São Paulo. 

Ou envie um e-mail para atendimento@seriana.com.br. 

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Post relacionados

TAGS
Acabamento GráficoAcabamentos EspeciaisAção de MerchandisingAções de MerchandisingAdesivoAdesivo para VidroAdesivo perfurado para carrosambientaçãoAmbientação de lojaAtivação de marca em eventos.Ativação de marcasAtivação em EventosBalcão DesmontávelBalcão PromocionalBalcões PromocionaisBanners.Black FridayBrindes para eventosCampanha de Dia das MãesCampanha de MerchandisingCampanha de NatalCampanha SazonalCampanhas SazonaisCaracterizaçãocavaleteClip Stripsclip-stripComunicação VisualComunicação Visual para franquiasComunicação Visual PDVComunicação Visual Ponto de VendaCortescovid-19CrossCross MerchandisingCubo Promocionaldatas comemorativasDecisão de compraDia das MãesDia das Mães no PDVDicas de MerchandisingDisplayDisplay CrossDisplay de Alcool GelDisplay de Mesadisplay de produtosDisplay ExpositorDisplay MerchandisingDisplay para celularDisplay para MerchandisingDisplay para PDVDisplay para pet shopEPIescala de cores CMYKEstoque de produçãoEstratégia de MerchandisingEstratégias de MarketingEstratégias de MerchandisingEstratégias de Trade Marketingface shieldFaixafita-crossGigantografiagráficaimpressãoimpressão de materiais gráficosImpressão Digitalimpressão gráficaJornada de CompraLeque PromocionalLogísticaLogística de ProduçãolojaLoja de Conveniêncialoja físicaMarketingMarketing de Experiênciamarketing sazonalmáscara de tecidoMáscarasMatéria-primaMateriais de MerchandisingMateriais de PDVMateriais GráficosMateriais para PDVMateriais PromocionaisMaterial de campanhaMerchandisingMerchandising Black FridayMerchandising de NatalMerchandising InteligenteMerchandising no PDVMerchandising para loja de telefoniaMerchandising para o Dia das MãesMerchandising para o NatalMerchandising para PDVMerchandising para pet shopMerchandising para Ponto de VendaMerchandising PDVMerchandising Ponto de VendaMerchandising VisualMóbilenatalOffSet UVOminichannelOmnichannelPDVPDVsPeça de Merchandisingpeça-de-merchandinsingpeças de merchandisingPeças de Merchandising. Porta ChipPeças em PVCPeças GráficasPeças gráficas para PDVPeças para Ponto de VendaPlaca de Merchandising.PlacasPlacas de Merchandising.Placas para MerchandisingPlacas Personalizadasplanejamento de marketingPonto de VendaPonto de VendasPonto ExtraPontos ExtrasPositivaçãoPrecificadoresProdução GráficaProduto GráficoProdutos gráficosPromocionalPromotor de VendaPromotor de Vendasprotetor facialPSPVCPVC para produtos gráficosRéguas de gôndolaRéguas de gôndolasRelevosRéplica GigantografiaserigrafiaSerrilhadosShoppingssinalizaçãosistema de coresStopperSubstratosTécnicas de impressãoTécnicas de MerchandisingTecnologiaTecnologia de impressãoTendências de MerchandisingTesteirasTotemTrade MarketingVender mais no PDVVincosVisual MerchandisingWobblerWobblers