Para o sucesso de um negócio, fidelizar clientes é tão importante quanto conquistar novos.
Com um consumidor cada vez mais exigente, é imprescindível entregar um produto ou serviço de qualidade e proporcionar a ele uma experiência de compra inesquecível.
Isso envolve todos os pontos de contato com a marca: desde o impacto por meio de Materiais Gráficos atraentes no PDV (e fora dele também), até os importantes contatos no pós-venda.
No universo dinâmico do Ponto de Venda, os Materiais Promocionais desempenham um papel crucial na construção dessa experiência única.
Neste artigo falaremos mais sobre a fidelização e exploraremos alguns Produtos Gráficos, mostrando como eles se tornam aliados essenciais para conquistar a fidelidade das pessoas.
O que é fidelização de clientes?
Fidelização de clientes é a construção de uma relação de confiança onde, além de comprar e recomprar, as pessoas se tornam promotoras da marca.
A fidelização pode ser imediata ou de médio prazo.
Dependendo do produto, a fidelização pode também ser um processo de longo prazo e envolver diferentes etapas:
- Observação: monitore o comportamento do cliente e suas interações com o produto ao longo do tempo.
- Análise: avalie dados e informações para compreender padrões e preferências dos clientes.
- Testes: experimente estratégias e abordagens para identificar as mais eficazes na construção da fidelidade.
- Troca de informações: estabeleça um diálogo constante, promovendo a comunicação entre a empresa e o cliente para alinhar expectativas.
- Obtenção de feedback: busque ativar a opinião do consumidor para entender suas percepções e possíveis áreas de melhoria.
- Oferecer uma excelente experiência: garanta que cada interação com a marca seja positiva.
Um estudo da Bain & Company mostra que o longo processo vale a pena, pois um crescimento de 5% na taxa de retenção de clientes pode aumentar a lucratividade em 95%.
E os resultados positivos não param por aí, o que faz do esforço para fidelizar clientes uma estratégia importante para todas as marcas.
A importância de fidelizar clientes
- Previsibilidade de receita: desenvolver planejamentos, provisionar investimentos e definir KPIS estratégicos se torna muito mais fácil quando se tem clientes recorrentes – afinal, a empresa tem uma visão mais clara do potencial de receita a cada período.
- Economia com custo de aquisição de cliente: fidelizar é mais barato do que atrair novos consumidores, principalmente devido à economia nos investimentos em Marketing e vendas.
- Aumenta o Marketing “boca a boca”: quando um cliente é fiel à marca, as chances de que ele compartilhe as boas impressões com seus conhecidos é muito maior, aumentando a rede de potenciais consumidores.
- Reputação de marca: a relação de confiança estabelecida é essencial para maximizar uma imagem positiva da marca, o que também ajuda a melhorar os resultados.
Os graus de fidelização de clientes
Phillip Kotler, conhecido como “pai do marketing”, dividiu a fidelização em quatro estágios, os quais devem ser estudados para que seja possível levá-los ao grau mais elevado. São eles:
- Convictos: que compram sempre da mesma marca. Eles já estão fidelizados.
- Divididos: são fiéis a duas ou três marcas diferentes. Um pequeno diferencial pode ajudar a fidelizá-los em apenas uma empresa.
- Inconstantes: mudam de marca o tempo todo. Aqui o esforço para construir uma relação de confiança é maior.
- Infiéis: são aqueles que não têm preferência, nem de marca, nem de produto. O nível de investimento para fidelizá-los é o máximo.
Como fidelizar clientes
Considerando os graus apresentados anteriormente, é possível pensar em uma série de ferramentas para fidelizar clientes, principalmente aqueles divididos e inconstantes.
No entanto, vale reforçar que a chave para fidelização é a consistência e a continuidade das boas ações.
Neste contexto, as principais dicas são:
- Entregue o maior valor desde o início: garanta que cada ponto de contato com o cliente supere as expectativas. Lembre-se: valor nem sempre tem a ver com dinheiro.
- Invista na jornada do cliente: mapeie a jornada, pontos de dor e otimize as interações com processos que facilitam a compra e sua experiência em todo o ciclo de venda.
- Ofereça um suporte de qualidade: crie canais eficientes e treine a equipe para oferecer suporte de forma proativa e cordial.
- Personalize a comunicação: a percepção de ser atendido de forma empática, adaptada ao seu histórico de compra e preferências faz toda a diferença na fidelização.
- Treine os promotores de venda: esses profissionais precisam falar “a língua da marca”. Por isso, certifique-se de que conheçam bem os produtos e clientes para que também sejam responsáveis pela manutenção dessa relação.
3 Materiais Promocionais incríveis para fidelizar clientes no PDV
Outra estratégia eficaz para fidelizar clientes é a distribuição de Materiais Promocionais.
Ao serem incorporados ao cotidiano do consumidor esses materiais se tornam símbolos tangíveis da interação positiva vivenciada no PDV ou em eventos, durante a ativação da marca.
Ao oferecer soluções personalizadas e de alta qualidade é possível fortalecer a conexão emocional com as pessoas.
Confira três exemplos de Materiais Promocionais:
Jogo Americano | Item indispensável para destacar o nome da empresa em restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos. Também é uma ótima solução de comunicação visual para empresas com refeitórios. Além disso, pode ser entregue como brinde acompanhado de produto complementar ou distribuído em promoções de marca. Este item pode ser personalizado em diferentes formatos e cores, com acabamento em faca especial.
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Outro item bastante útil e funcional para entregar como brinde é o Mouse Pad. Esse é um produto ideal para marcas inseridas no meio corporativo, que podem distribuir esse item aos seus clientes. Empresas de móveis para escritório têm marcado presença com essa peça gráfica. Os formatos mais comuns são retangulares e redondos, mas estamos abertos para a personalização desejada por nosso cliente. | Mouse Pad |
Leque Promocional | O Abanador é uma ótima solução para entrega de brindes em festivais culturais, shows e outros eventos a céu aberto. Em dias de calor, ele contribui com a experiência dos consumidores e favorece a conexão com a marca. Pode ser o início de uma fidelização. É importante que sejam produzidos em substrato resistente e maleável. Para deixar o Leque com a cara da marca, é preciso inovar no formato, nas cores e na mensagem. |
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A personalização e a excelência dos Materiais Promocionais devem expressar a identidade da marca, deixando uma impressão duradoura na memória dos consumidores.
Para que sejam peças estratégicas no processo de fidelizar clientes, é importante contar com um parceiro experiente na produção gráfica.
A equipe de consultores da Seriana está ao seu dispor para ajudar a planejar as melhores soluções para os seus objetivos de Merchandising.
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