O que torna Gillette sinônimo de lâmina de barbear; Havaianas de chinelo; e Band-Aid de curativo, é o Branding dessas empresas.
Esse é um dos resultados positivos do bom trabalho de gestão de marca que foi feito por aquelas empresas.
Essas estratégias existem para reforçar o posicionamento e o propósito da marca, promovendo conexões e o reconhecimento dos consumidores.
Elas fazem toda a diferença em um Ponto de Venda, onde muitas vezes a decisão de compra é influenciada pelo preço ou por uma promoção.
Nesse cenário, o uso de peças gráficas, a apresentação adequada dos produtos, a criação de experiências sensoriais e outras técnicas de Merchandising são potencializadoras do Branding.
Tudo isso, junto, resulta em uma jornada de compra ainda mais memorável para o consumidor, o que impacta decisivamente no crescimento das vendas.
Pensando nisso, abordamos, neste artigo, a importância do Merchandising para a gestão de marca. Acompanhe para saber mais.
A importância do Branding no PDV
Em Pontos de Venda, como supermercados, lojas de departamentos e outros estabelecimentos, diferentes produtos competem pela atenção do cliente.
Por isso, investir em diferentes elementos que fortaleçam o Branding no momento da conversão pode trazer resultados de venda muito positivos.
É aí que conseguimos influenciar a tomada de decisão por meio do reconhecimento imediato e das percepções positivas, evitando que a escolha seja feita apenas com base no preço, por exemplo.
Os benefícios do Merchandising para o Branding
As ações de Merchandising são uma poderosa ferramenta para fortalecer a marca de uma empresa e, entre muitas estratégias, envolve também a criação de produtos gráficos específicos para o PDV.
Suas táticas ajudam no posicionamento e trazem diferentes benefícios. Conheça os principais abaixo.
Criação de experiências memoráveis
O Merchandising Visual pode transformar o ambiente do PDV, tornando-o mais atrativo e envolvente e facilitando a jornada de compra do cliente.
Ao criar momentos únicos e interativos no PDV, você proporciona uma experiência memorável que vai além da compra casual, reforçando a relação emocional com o cliente e deixando uma impressão duradoura.
Aumento da visibilidade e reconhecimento de marca
Principalmente no varejo, com a concorrência logo ao lado, produtos gráficos como Displays, Stoppers e Réguas de Gôndola ajudam a dar destaque para os produtos, tornando o reconhecimento mais fácil e rápido.
Com isso, essas peças fortalecem o Branding, estabelecendo a marca como uma escolha preferencial na hora da compra.
Diferenciação da concorrência
Materiais criativos, de alta qualidade e com acabamentos diferenciados também ajudam a fortalecer a imagem da empresa e diferenciá-la dos concorrentes, principalmente em mercados competitivos.
Certeza: elementos visualmente atraentes e inovadores capturam a atenção do consumidor, incentivando a escolha por um produto específico em detrimento de alternativas similares.
Fidelização dos clientes
Ao encontrarem elementos visuais e boas interações associadas à sua marca, os clientes desenvolvem uma lealdade mais forte com a marca, retornando ao seu produto mesmo diante de outras opções.
Primeira impressão e memorização da marca
As diversas técnicas de Merchandising ajudam a estabelecer uma impressão positiva inicial no PDV, que pode ser amplificada para outros pontos de contato com o público.
Dessa forma, ao se depararem com comerciais na televisão ou anúncios nas redes sociais, por exemplo, as pessoas podem conectar a memória com o que viram no PDV, aumentando a percepção positiva.
Comunicação clara dos valores da marca
Quando falamos no Branding como forma de posicionamento, também estamos falando dos seus valores, propósito e missão.
E o Merchandising também garante a comunicação e evidência desses elementos por meio das mensagens escolhidas, do visual, da experiência de compra e até mesmo das interações sensoriais.
Qual é a relação do Branding com o Trade Marketing?
Essas duas estratégias se complementam, pois ambas possuem o objetivo de fortalecer a presença da marca e impactar positivamente a jornada de compra.
Enquanto o Branding tem como foco a construção de identidade e percepção dos consumidores, o Trade Marketing visa otimizar o desempenho de determinado produto ou empresa no PDV, com presença e comunicação persuasiva.
Um Branding poderoso maximiza os resultados do Trade Marketing. E vice-versa!
Além disso, ambas permitem criar vivências autênticas e significativas, valorizando as conexões e o relacionamento com o público.
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