A força do Merchandising para o sucesso do Branding de sua empresa

O que torna Gillette sinônimo de lâmina de barbear; Havaianas de chinelo; e Band-Aid de curativo, é o Branding dessas empresas.

 

Esse é um dos resultados positivos do bom trabalho de gestão de marca que foi feito por aquelas empresas.

Essas estratégias existem para reforçar o posicionamento e o propósito da marca, promovendo conexões e o reconhecimento dos consumidores.

Elas fazem toda a diferença em um Ponto de Venda, onde muitas vezes a decisão de compra é influenciada pelo preço ou por uma promoção.

Nesse cenário, o uso de peças gráficas, a apresentação adequada dos produtos, a criação de experiências sensoriais e outras técnicas de Merchandising são potencializadoras do Branding.

Tudo isso, junto, resulta em uma jornada de compra ainda mais memorável para o consumidor, o que  impacta decisivamente no crescimento das vendas.

Pensando nisso, abordamos, neste artigo, a importância do Merchandising para a gestão de marca. Acompanhe para saber mais.

A importância do Branding no PDV

Em Pontos de Venda, como supermercados, lojas de departamentos e outros estabelecimentos, diferentes produtos competem pela atenção do cliente.

Por isso, investir em diferentes elementos que fortaleçam o Branding no momento da conversão pode trazer resultados de venda muito positivos.

É aí que conseguimos influenciar a tomada de decisão por meio do reconhecimento imediato e das percepções positivas, evitando que a escolha seja feita apenas com base no preço, por exemplo.

Os benefícios do Merchandising para o Branding

As ações de Merchandising são uma poderosa ferramenta para fortalecer a marca de uma empresa e, entre muitas estratégias, envolve também a criação de produtos gráficos específicos para o PDV.

Suas táticas ajudam no posicionamento e trazem diferentes benefícios. Conheça os principais abaixo.

Criação de experiências memoráveis

O Merchandising Visual pode transformar o ambiente do PDV, tornando-o mais atrativo e envolvente e facilitando a jornada de compra do cliente.

Ao criar momentos únicos e interativos no PDV, você proporciona uma experiência memorável que vai além da compra casual, reforçando a relação emocional com o cliente e deixando uma impressão duradoura.

Aumento da visibilidade e reconhecimento de marca

Principalmente no varejo, com a concorrência logo ao lado, produtos gráficos como Displays, Stoppers e Réguas de Gôndola ajudam a dar destaque para os produtos, tornando o reconhecimento mais fácil e rápido.

Com isso, essas peças fortalecem o Branding, estabelecendo a marca como uma escolha preferencial na hora da compra.

Diferenciação da concorrência

Materiais criativos, de alta qualidade e com acabamentos diferenciados também ajudam a fortalecer a imagem da empresa e diferenciá-la dos concorrentes, principalmente em mercados competitivos.

Certeza: elementos visualmente atraentes e inovadores capturam a atenção do consumidor, incentivando a escolha por um produto específico em detrimento de alternativas similares.

Fidelização dos clientes

Ao encontrarem elementos visuais e boas interações associadas à sua marca, os clientes desenvolvem uma lealdade mais forte com a marca, retornando ao seu produto mesmo diante de outras opções.

Primeira impressão e memorização da marca

As diversas técnicas de Merchandising ajudam a estabelecer uma impressão positiva inicial no PDV, que pode ser amplificada para outros pontos de contato com o público.

Dessa forma, ao se depararem com comerciais na televisão ou anúncios nas redes sociais, por exemplo, as pessoas podem conectar a memória com o que viram no PDV, aumentando a percepção positiva.

Comunicação clara dos valores da marca

Quando falamos no Branding como forma de posicionamento, também estamos falando dos seus valores, propósito e missão.

E o Merchandising também garante a comunicação e evidência desses elementos por meio das mensagens escolhidas, do visual, da experiência de compra e até mesmo das interações sensoriais.

Qual é a relação do Branding com o Trade Marketing?

Essas duas estratégias se complementam, pois ambas possuem o objetivo de fortalecer a presença da marca e impactar positivamente a jornada de compra.

Enquanto o Branding tem como foco a construção de identidade e percepção dos consumidores, o Trade Marketing visa otimizar o desempenho de determinado produto ou empresa no PDV, com presença e comunicação persuasiva.

Um Branding poderoso maximiza os resultados do Trade Marketing. E vice-versa!

Além disso, ambas permitem criar vivências autênticas e significativas, valorizando as conexões e o relacionamento com o público.

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