Estimular compras por impulso é uma forma de melhorar a experiência do consumidor e aumentar as vendas nos PDVs.
Ao otimizar o processo de decisão de compra, a estratégia traz vantagens também para os clientes.
Existem diversas maneiras para incentivar as compras e estimular os consumidores a adquirirem mais produtos nos Pontos de Vendas.
Através de técnicas de Merchandising é possível chamar a atenção para produtos que podem não ter sido considerados em um primeiro momento.
Principalmente em supermercados, lojas de conveniência e shoppings, esse tipo de estratégia representa um aumento significativo nas vendas.
Por isso, neste artigo compartilhamos com você algumas técnicas e outros detalhes sobre esse tema.
O que são compras por impulso
São aquisições de produtos que não foram planejadas pelos consumidores.
Normalmente acontecem devido a estímulos que despertam o interesse do cliente dentro do PDV.
Exemplos: promoções, descontos, disposição de produtos semelhantes em uma mesma gôndola, a recomendação de um vendedor ou promotor de vendas.
Fatores que levam o cliente a realizar compras por impulso
Compras não planejadas são estimuladas no PDV por diversos fatores e dependem de condições, conexões, sentimentos e estado de ânimo do consumidor.
Desde o momento em que entra no Ponto de Venda, a decisão do consumidor é impactada por diferentes estímulos sensoriais.
Existem técnicas e peças gráficas de Merchandising com a função específica de influenciar as compras por impulso.
Elas fazem com que o cliente entre em contato com a marca ou produto no momento certo, dentro do processo de compra.
Além da divulgação, essas técnicas têm como objetivo persuadir o consumidor no momento do contato.
Normalmente, produtos oferecidos ou destacados como complementares têm um preço mais baixo ou possuem condições especiais de pagamento.
O que não significa que os consumidores não possam investir valores mais altos sem planejar.
Tudo depende do modo como o produto é divulgado e de uma Comunicação Visual eficiente, com mensagem clara e direta que fisgue a atenção do cliente.
Veja abaixo mais alguns fatores que estimulam a aquisição de produtos que não estavam na lista inicial de compra do cliente.
- Descontos e promoções especiais, divulgadas por meio de peças gráficas de Merchandising.
- Exibição do produto de forma organizada, destacado na prateleira/gôndola à altura dos olhos do consumidor.
- Desejos momentâneos, muitas vezes proporcionados pelo apelo da comunicação visual.
- Aparência do produto, com embalagem e cores atrativas.
- Ações de experimentação e degustação.
- Comunicação persuasiva, com técnicas para recomendação do produto.
Como você pode incentivar as compras por impulso nos PDVs
Estratégias de Merchandising podem ser direcionadas para diferentes objetivos, além de serem complementares entre si.
Abaixo separamos três que ajudam a estimular as compras por impulso no PDV.
Use as zonas quentes dos Pontos de Vendas
Zonas quentes são os espaços dos PDVs com maior fluxo de pessoas.
Por esse motivo, são as mais desejadas pelas marcas para exposição de seus produtos.
Nesse contexto, o uso de peças de Merchandising atraentes contribui para diferenciar sua marca diante da concorrência.
É importante criar um ambiente organizado, convidativo e visualmente agradável.
Por isso, a dica é: olhe os concorrentes e se diferencie deles, criando peças personalizadas com as cores e a marca de sua empresa.
Invista em Cross Merchandising
Essa técnica consiste em organizar e expor produtos de categorias diferentes lado a lado, para estimular o consumidor a comprar por impulso por meio de vendas casadas.
Ela também ajuda a otimizar os espaços do Ponto de Venda e facilita a decisão de compra.
O clássico exemplo são as Fitas Cross, também chamadas de Clip Strips, com pacotes de queijo ralado entre as gôndolas de macarrão.
Displays de Cross Merchandising também são perfeitos para encaixar a exposição de produtos em qualquer lugar.
Mas o céu é o limite para o Cross Merchandising: é possível criar espaços temáticos e oferecer ao cliente ações interativas ou momentos de degustação.
Aposte em Displays nas pontas dos caixas
Principalmente em supermercados e farmácias, é muito comum encontrar diferentes Displays Expositores de produtos, seja na fila ou nas pontas dos caixas.
Essas peças são ótimas alternativas para lembrar o consumidor de itens que ele possa ter esquecido de colocar no carrinho.
Além disso, ajuda a influenciá-lo a levar para casa produtos que nem sempre fazem parte da lista inicial, mas são sempre uma necessidade, como pilhas, aspirinas, gilete, entre outros.
Para cumprirem seu papel, é fundamental que essas peças sejam produzidas a partir de substratos rígidos e duráveis e com a qualidade de impressão desejada desde o momento do planejamento da campanha.
Faça seus orçamentos de peças gráficas de Merchandising com a Seriana
Peças de Merchandising personalizadas são fundamentais na hora de estimular as compras por impulso no PDV.
A Seriana tem mais de 40 anos de experiência no desenvolvimento de materiais de qualidade para PDV, adaptados para os objetivos de cada marca e campanha.
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