O posicionamento de produtos no PDV vai muito além da apresentação na gôndola.
Pensando na competitividade e no relacionamento com os clientes, essa definição refere-se ao modo como a marca se posiciona no Ponto de Venda.
Com o objetivo de aumentar as vendas, no Trade Marketing existem diferentes técnicas voltadas para a exposição de produtos de forma estratégica.
É sobre algumas delas que falaremos neste artigo. Aproveite bem a leitura.
Entenda e analise o comportamento do público no PDV
Antes de tudo, é importante dedicar tempo para conhecer bem o público e o Ponto de Venda.
Conhecendo o espaço físico e o layout do PDV, fica mais fácil planejar estratégias para otimizar a experiência de compra e influenciar o comportamento das pessoas.
Aqui o papel do Promotor de Vendas é fundamental, pois é ele que tem contato direto com o cliente e pode ajudar a entender as necessidades e expectativas do público.
Com isso, é possível projetar a jornada dos consumidores e definir os melhores pontos de exposição.
Aposte nas zonas quentes
Essas são as áreas com maior visibilidade e tráfego no Ponto de Venda.
Normalmente incluem a entrada da loja, corredores principais e espaços próximos ao caixa.
O posicionamento de produtos nessas zonas tende a aumentar a conversão de vendas. Por isso, são muito disputadas pelas marcas.
Mas além da apresentação, vale a pena investir em sinalização, iluminação e organização adequada, para que as pessoas cheguem com facilidade até o seu produto.
Mantenha o estoque abastecido
Outro ponto relacionado diretamente com a exposição eficiente de produtos é a disponibilidade do estoque.
De nada adianta planejar a melhor estratégia de exposição dos itens, se o produto não estiver disponível para a compra.
A indicação aqui é usar um sistema automatizado para gerenciar o envio de produtos sempre que necessário.
Além disso, mantenha sempre o bom relacionamento com os PDVs que disponibilizam seus produtos, para garantir novas compras e o reabastecimento permanente das gôndolas.
Invista em peças de Merchandising eficientes
Além do bom posicionamento dos produtos, peças de Merchandising como Régua de Gôndola, Stopper e Wobbler posicionam a marca, evidenciam os lançamentos e destacam as promoções.
Adesivos, Banners, Displays e Cubos Promocionais também podem contribuir muito com a criação de espaços temáticos e estratégicos no Ponto de Venda, como os Pontos Criativos.
As Placas de Merchandising são ótimas para sinalizar diferentes seções e indicar informações sobre os produtos em exposição.
Todos esses exemplos contribuem para a satisfação do consumidor. O que ajuda diretamente a aumentar as vendas.
A importância do posicionamento de produtos no PDV
Garanta um bom posicionamento de sua marca e de seus produtos para influenciar positivamente o consumidor na decisão de compra.
Uma exposição eficiente dos produtos impacta de maneira positiva a jornada de compra no PDV, trazendo benefícios diversos para a marca.
Confira os principais.
Fortalecimento da imagem da marca
Em um ambiente repleto de estímulos visuais, uma apresentação cuidadosa aumenta as chances de chamar a atenção do cliente.
Isso pode ser o ponto decisivo na escolha por uma marca ou outra.
Não basta oferecer uma boa promoção, é preciso que ela se destaque e seja vista.
Por isso, invista em produtos gráficos de qualidade, que traduzam todos os benefícios do produto com um design atraente e uma mensagem objetiva.
Posicionamento de produtos e o impacto positivo nos consumidores
A experiência da compra fica muito melhor quando é possível ver e pegar os produtos com facilidade.
Essa facilidade faz com que os consumidores efetivem a compra mais rapidamente e sejam impactados positivamente pela sua marca.
Posicionamento de produtos influencia as compras por impulso
A técnica de posicionamento de produtos agrupados de forma estratégica contribui para a compra por impulso.
Por isso, vale a pena investir em promoções cruzadas e a exposição de produtos complementares, como macarrão e queijo ralado.
Além de garantir que o comprador leve para casa tudo o que precisa, esta técnica pode ser uma forma de incentivar a compra de novos produtos.
As Fitas Cross, com mensagens objetivas e eficientes, são excelentes para ofertar itens extras e oferecer dicas de compras cruzadas para quem circula no PDV.
Organização do ambiente onde o produto é exposto
Um layout organizado, arejado, iluminado, bem planejado e com sinalização clara deixa o cliente mais confortável.
Um ambiente agradável faz com que as pessoas passem mais tempo no PDV, aumentando as chances de elas encontrarem seus produtos e decidirem por sua marca.
Importante lembrar que os Promotores de Vendas têm o papel de validar as ações estabelecidas pelo Trade Marketing.
Além disso, eles devem observar oportunidades para melhorar e otimizar os pontos de contato entre o consumidor e a marca.
Valorize sempre a função dos Promotores de Vendas nas lojas onde sua marca e seus produtos estão presentes.
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Para todas as dicas sobre posicionamento de produtos, peças de Merchandising de qualidade são fundamentais para cativar as pessoas.
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