As técnicas de persuasão criam diferentes contextos que levam o consumidor a comprar determinada marca ou produto.
Em geral, a decisão de compra é incentivada a partir de uma necessidade ou de um desejo.
Certeza: usar essas técnicas em campanhas de Merchandising potencializa a mensagem transmitida e desperta o interesse das pessoas.
Quando aplicadas em peças de Merchandising, como os Precificadores, e instaladas ao lado dos produtos, os resultados são bastante significativos, uma vez que captam a atenção do consumidor que deseja saber o preço de cada item.
Além disso, essas mensagens de convencimento agregam valor à percepção de marca, melhorando a experiência de compra do cliente.
Para conhecer mais sobre essas técnicas e saber como aplicá-las em Precificadores, continue acompanhando este artigo.
Técnicas de persuasão em Merchandising
São mecanismos práticos, muitas vezes associados à psicologia, usados para influenciar a compra e melhorar a jornada do consumidor.
Ao conhecer melhor o público-alvo é possível impactá-lo de diversas formas, criando contextos para acelerar e otimizar sua decisão.
Quando falamos em Marketing e Vendas, são várias as técnicas de comunicação relacionadas à forma como o vendedor aborda o cliente.
Já no Ponto de Venda, essas técnicas precisam ser aplicadas de forma clara e objetiva, para conquistar a efetividade mesmo sem a presença de um intermediário.
Ou seja, quando aplicada corretamente no conteúdo das peças de Merchandising, essa prática contribui com a performance de venda da marca no PDV.
A diferença entre persuasão e manipulação
Diferente do que algumas pessoas pensam, persuasão não é sinônimo de manipulação.
Em Merchandising, as técnicas de comunicação persuasiva têm como premissa influenciar positivamente a experiência de compra, oferecendo informações e argumentos para uma escolha consciente por parte do consumidor.
São mecanismos baseados na transparência e no respeito pela liberdade de decisão.
Persuadir é convencer e incentivar positivamente alguém na sua tomada de decisão.
5 técnicas de persuasão para aplicar nos Precificadores
Sabendo quais são as premissas para aplicar técnicas de persuasão nas peças de Merchandising, como Precificadores, listamos abaixo algumas alternativas para usar na sua campanha. Confira:
1. Psicologia das cores
O uso consciente das cores em peças de Merchandising, com o objetivo de provocar determinada sensação no consumidor, está entre as principais técnicas de Comunicação Visual no PDV.
Escolher as cores conforme a emoção desejada, complementa a mensagem da precificação, melhorando os índices de conversão do produto.
2. Gatilhos mentais
Gatilhos mentais são estímulos para a tomada de decisão quase que de forma automática.
É como um motivador criado pelo texto, pelas imagens, pelas cores ou por esse conjunto de comunicação, que ativa na pessoa algum sentimento, memória afetiva ou sentido, levando-a à ação de comprar.
Alguns gatilhos mentais que podem ser usados em Precificadores no Ponto de Venda são:
- Escassez: deixa claro que determinada promoção tem dia e horário para acabar ou que determinada condição de compra é válida “enquanto durarem os estoques”.
- Autoridade: aborda os diferenciais da marca e do produto perante o concorrente.
- Novidade: o fato de ser uma das primeiras pessoas a “degustar” o produto gera uma sensação de conforto e exclusividade.
- Prova social: dados comprovados ou depoimentos reais que demostram que as pessoas preferem aquele produto e não os da concorrência.
3. Storytelling
Contar uma história ou parte dela em uma peça de Merchandising, envolve o consumidor por meio da aproximação e conexão com a marca ou produto.
Como os Precificadores geralmente são peças pequenas, a sugestão é usar frases de efeito que promovam algum tipo de sentimento no consumidor.
Essas frases podem fazer parte de uma narrativa aplicada em outros veículos ou peças de comunicação, trabalhadas em uma campanha omnichannel.
A ideia aqui é que o consumidor seja impactado por diversas frentes, e que tenha o estímulo correto para a conversão quando estiver no Ponto de Venda.
4. Desafio
Essa é uma técnica que precisa ser aplicada com cautela – sem ultrapassar a linha da provocação.
Muitas pessoas são motivadas por um desafio e, neste caso, pelo convite para “testar” os benefícios do produto.
Aqui, é possível evidenciar a necessidade do consumidor e rapidamente oferecer o produto como uma solução para resolver essa questão.
É o famoso modelo “faça o teste ou receba seu dinheiro de volta”, muito comum em anúncios publicitários.
5. Repetição
Quem nunca ouviu falar em “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”?
O ditado popular reflete a importância da repetição quando o assunto é a Comunicação Visual. Afinal, é preciso ser visto para ser lembrado.
A aplicação dessa técnica em Tags, Wobblers, Testeiras ou Stoppers, peças de Merchandising espalhadas pelo PDV, contribui para que a marca permaneça na mente do consumidor, tornando-se a opção prioritária de sua escolha.
Essa técnica também funciona bem para lançamento de produtos ou campanhas com objetivo de aumentar o reconhecimento da marca.
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