Hábitos de consumo: comprar online ou no Ponto de Venda?

Comprar online ou no PDV?

Segundo a pesquisa de hábitos de consumo “2024: O consumidor brasileiro hoje”, da McKinsey & Company, a tendência agora é o “figital”, termo que une os mundos físico e digital.

Esse conceito, ainda novo em alguns mercados, indica que as barreiras entre a compra presencial e a digital estão cada vez menores.

Ou seja, ao contrário do que muitas pessoas pensam, as lojas físicas ainda têm um papel fundamental na jornada de compra do consumidor. Principalmente quando falamos em conversão.

Conforme os dados da pesquisa, 38% dos entrevistados usam os Pontos de Venda para pesquisar produtos e serviços. Além disso, 48% deles escolhem concretizar a compra presencialmente, representando quase metade da preferência.

Nesse contexto, a omnicanalidade ou experiência “figital”, que integra o melhor dos canais físicos e online, ganha cada vez mais relevância.

É certo que essa nova realidade, que vem carregada de inúmeras tendências importantes, impacta diretamente nas estratégias de Merchandising das marcas no PDV.

Considerando esse cenário, apresentamos um panorama das principais mudanças nos hábitos de compra que você deve levar em conta para o seu planejamento, além de dicas sobre como seguir as tendências e maximizar seus resultados de vendas.

Acompanhe para saber mais!

Mudanças nos hábitos de consumo para você incorporar na estratégia de Merchandising de sua empresa

Para entender o comportamento dos consumidores, é necessário adotar uma visão holística que considere todos os fatores que impactam e são impactados pelas diferentes jornadas de compra.

Esses fatores incluem inflação, crise econômica, resquícios da pandemia, crescente preocupação com os recursos naturais, transformações demográficas, entre outros.

No final das contas, tudo é relevante, pois os hábitos de consumo refletem o contexto social em que estamos inseridos.

Portanto, além da busca por experiências de compra omnichannel, a redução da fidelidade às marcas, a preocupação com o meio ambiente e a economia também se destacam como fortes tendências de consumo.

Veja abaixo alguns recortes do estudo da McKinsey & Company que mostram a mudança de perfil do consumidor.

  • Embora o índice de otimismo tenha registrado uma leve queda entre novembro de 2023 e fevereiro de 2024, ele ainda permanece como o terceiro maior desde 2016, com 38% dos entrevistados demonstrando otimismo em relação à recuperação econômica do país.
  • As maiores fontes de preocupação dos consumidores são: inflação, desemprego e mudanças climáticas.
  • Entre os 18 países participantes da pesquisa, o Brasil lidera no comportamento de trade down, com 31% dos consumidores optando por marcas mais baratas, demonstrando a tendência de gastar menos dinheiro em compras do que anteriormente.
  • 37% dos entrevistados mudaram de varejista/site buscando preços mais baixos, evidenciando a falta de fidelidade.
  • 55% dos consumidores ainda preferem a jornada de compra online ou omnicanal.

No entanto, a preferência por compras em lojas físicas está presente em diversos setores, como: produtos domésticos, não perecíveis, produtos de higiene pessoal, bebidas alcoólicas e não alcoólicas, serviços e alimentos para animais de estimação e serviços fitness e de bem-estar.

Como acompanhar as tendências de hábitos de consumo e maximizar os resultados de venda da sua marca?

Segundo o estudo da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), divulgado pela Forbes, 58% dos consumidores encontram preços mais baixos de forma online; 57% preferem a praticidade do e-commerce e 56% destacam as promoções exclusivas no ambiente online.

Nesse contexto, para se manter relevante e maximizar as vendas no PDV é preciso transformar as tendências dos hábitos de consumo em oportunidades.

Veja algumas estratégias que podem otimizar a jornada de compra presencial:

  • Investir em promoções diferenciadas para o PDV físico e oferecer promoções exclusivas para atrair os consumidores.
  • Elaborar experiências omnicanal, com foco em resultados, para acompanhar o consumidor onde quer que ele esteja.
  • Criar experiências personalizadas e imersivas, para aumentar a fidelidade. Ações de experimentação e demonstração, por exemplo, geram valor para os produtos e aproximam o público da marca.
  • Realizar ações de Merchandising focadas em destacar os valores e os compromissos da marca, especialmente em relação a causas importantes para os clientes, como o meio ambiente.
  • Capacitar a equipe de vendas para proporcionar um atendimento diferenciado e personalizado, capaz de compreender as necessidades das pessoas e oferecer soluções específicas.
  • Utilizar produtos gráficos impactantes, como Precificadores e Réguas de Gôndola, para destacar preços e promoções diretamente no Ponto de Venda.

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